- Foque nas atividades para as quais você está sendo pago:
- Mapeie o tamanho do buraco em que vc vai atuar;
- Não abrace o mundo com as pernas: faça aquilo que está dentro das suas competências. Se você acha que pode fazer mais, peça autorização e tente ! Senão, estude, leia e corra atrás.
- Cumpra com o que você promete: o combinado nunca sai caro!
- Mapeie o tamanho do buraco em que vc vai atuar;
- Execute suas atividades da melhor maneira possível: Capricho nunca é demais;
- Use a disciplina a seu favor:
- Padrões são a chave para transformar disciplina em hábito;
- Mudança de hábito gera sofrimento: faça a mudança gradativamente;
- Padrões são a chave para transformar disciplina em hábito;
- Sempre guarde a sua retaguarda:
- Documente tudo. Se tem memória ruim, grave !
- Equipe de QA tem sempre telhado de vidro. Pense, aja e fale com gentileza !
- Fique atento às contra-ações para dificultar suas atividades: as pessoas não gostam de sair da zona de conforto;
- Documente tudo. Se tem memória ruim, grave !
- Não perca o foco, mas tenha visão 360º:
- Saia da sua bolha: aumente seu raio de percepção – se é um executor de teste, passe a pensar/agir como um Analista .... quem sabe não recebe uma promoção ?
- Seja curioso: pergunte sempre. Mas pense 10 vezes antes de perguntar asneira.
- Nas tratativas pessoas, invoque seu estilo “Sílvio Santos” de ser ...
- Trogloditas não têm vez na área de QA;
- Use seu magnetismo pessoal para convencer as pessoas da importância de suas idéias e atividades ;
- Saiba se comunicar com quem te escuta ! Coesão e coerência são palavras-chave para uma boa comunicação;
- Trogloditas não têm vez na área de QA;
- Nas tratativas técnicas, identifique o perfil do seu cliente;
- Não defenda “bandeiras” de soluções prontas: a melhor solução é aquela que cabe no bolso do cliente;
- Nem sempre o barato é o mais ideal: o cliente tem que enfiar a mão-no-bolso pra garantir a sua zona de conforto, em atividades de missão crítica;
- Sugira soluções dentro da capacidade de entendimento do seu cliente: O que eles querem saber é se a solução de QA atende às estratégias corporativas;
- Não defenda “bandeiras” de soluções prontas: a melhor solução é aquela que cabe no bolso do cliente;
- Nas tratativas comerciais, haja pró-ativamente:
- Preocupe-se em cumprir com o que foi vendido para o cliente;
- Deixe claro quais são as contingências para problemas com recursos humanos ou operacionais;
- Quem paga, tem razão ? Nem sempre. Construa uma relação de confiança e simpatia antes de vender uma solução.
- Preocupe-se em cumprir com o que foi vendido para o cliente;
- Sempre demonstre profissionalismo:
- Não invada limites: peça licença para obter a atenção devida. Atualmente, as pessoas não têm tempo, a não ser que recebam alguma ordem para tê-lo !
- Passe segurança: se você não sabe algo, seja humilde e mostre sua intenção em aprender e dê um prazo para isso.
- Não invada limites: peça licença para obter a atenção devida. Atualmente, as pessoas não têm tempo, a não ser que recebam alguma ordem para tê-lo !
- Sempre dê feedback !!!!!!
- Feedback construtivo ou destrutivo fazem parte de qualquer carreira profissional. Seja responsável em fazê-lo.
Fonte: Blog do Zauza
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