quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

10 Dicas de sobrevivência para um Analista de Testes

  1. Foque nas atividades para as quais você está sendo pago:
    1. Mapeie o tamanho do buraco em que vc vai atuar;
    2. Não abrace o mundo com as pernas: faça aquilo que está dentro das suas competências. Se você acha que pode fazer mais, peça autorização e tente ! Senão, estude, leia e corra atrás.
    3. Cumpra com o que você promete: o combinado nunca sai caro!
  2. Execute suas atividades da melhor maneira possível: Capricho nunca é demais;
  3. Use a disciplina a seu favor:
    1. Padrões são a chave para transformar disciplina em hábito;
    2. Mudança de hábito gera sofrimento: faça a mudança gradativamente;
  4. Sempre guarde a sua retaguarda:
    1. Documente tudo. Se tem memória ruim, grave !
    2. Equipe de QA tem sempre telhado de vidro. Pense, aja e fale com gentileza !
    3. Fique atento às contra-ações para dificultar suas atividades: as pessoas não gostam de sair da zona de conforto;
  5. Não perca o foco, mas tenha visão 360º:
    1. Saia da sua bolha: aumente seu raio de percepção – se é um executor de teste, passe a pensar/agir como um Analista .... quem sabe não recebe uma promoção ?
    2. Seja curioso: pergunte sempre. Mas pense 10 vezes antes de perguntar asneira.
  6. Nas tratativas pessoas, invoque seu estilo “Sílvio Santos” de ser ...
    1. Trogloditas não têm vez na área de QA;
    2. Use seu magnetismo pessoal para convencer as pessoas da importância de suas idéias e atividades ;
    3. Saiba se comunicar com quem te escuta ! Coesão e coerência são palavras-chave para uma boa comunicação;
  7. Nas tratativas técnicas, identifique o perfil do seu cliente;
    1. Não defenda “bandeiras” de soluções prontas: a melhor solução é aquela que cabe no bolso do cliente;
    2. Nem sempre o barato é o mais ideal: o cliente tem que enfiar a mão-no-bolso pra garantir a sua zona de conforto, em atividades de missão crítica;
    3. Sugira soluções dentro da capacidade de entendimento do seu cliente: O que eles querem saber é se a solução de QA atende às estratégias corporativas;
  8. Nas tratativas comerciais, haja pró-ativamente:
    1. Preocupe-se em cumprir com o que foi vendido para o cliente;
    2. Deixe claro quais são as contingências para problemas com recursos humanos ou operacionais;
    3. Quem paga, tem razão ? Nem sempre. Construa uma relação de confiança e simpatia antes de vender uma solução.
  9. Sempre demonstre profissionalismo:
    1. Não invada limites: peça licença para obter a atenção devida. Atualmente, as pessoas não têm tempo, a não ser que recebam alguma ordem para tê-lo !
    2. Passe segurança: se você não sabe algo, seja humilde e mostre sua intenção em aprender e dê um prazo para isso.
  10. Sempre dê feedback !!!!!!
    1. Feedback construtivo ou destrutivo fazem parte de qualquer carreira profissional. Seja responsável em fazê-lo.

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