quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Papel do Analista de Teste

O papel Analista de Teste é responsável por inicialmente identificar e posteriormente definir os testes necessários, monitorar a abrangência dos testes e avaliar a qualidade geral obtida ao testar os Itens de Teste-alvo. Este papel também envolve a especificação dos Dados de Teste necessários e a avaliação do resultado dos testes conduzidos em cada ciclo de teste. Às vezes, este papel também é denominado Designer de Teste ou considerado parte do papel Testador. Este papel é responsável por:

  • Identificar os Itens de Teste-alvo a serem avaliados pelo esforço de teste
  • Definir os testes apropriados necessários e quaisquer Dados de Teste associados
  • Coletar e gerenciar os Dados de Teste
  • Avaliar o resultado de cada ciclo de teste
Pessoal: Os papéis organizam a responsabilidade de executar atividades e desenvolver artefatos em grupos lógicos. Cada papel pode ser designado a uma ou mais pessoas, e cada pessoa pode desempenhar um ou mais papéis. Ao definir o perfil do papel Analista de Teste, você deve considerar as habilidades exigidas para o papel e as diferentes abordagens que podem ser feitas para designar o papel ao pessoal.

Habilidades:
As habilidades e o conhecimento exigidos para o papel Analista de Teste incluem:
  • boa habilidade analítica
  • uma mente desafiadora e curiosa
  • atenção aos detalhes e tenacidade
  • entendimento de falhas de software comuns
  • conhecimento do domínio (muito desejável)
  • conhecimento do sistema ou aplicativo em teste (muito desejável)
  • experiência em vários esforços de teste (desejável)

Abordagens de designação de papéis:

O papel Analista de Teste pode ser designado das seguintes formas:

  • Designe um ou mais membros da equipe de teste para desempenhar os papéis Analista de Teste e Testador. Esta é uma abordagem adotada com freqüência, sendo especificamente adequada para equipes pequenas e equipes de teste de qualquer tamanho, formadas por um grupo experiente de Testadores com nível de experiência relativamente igual.
  • Designe um ou mais membros da equipe de teste para desempenhar somente o papel Analista de Teste. Esta abordagem funciona bem em equipes grandes, particularmente em situações nas quais existem especialistas do domínio com experiência mínima em implementação de testes, mas que possuem um nível de conhecimento significativo do domínio para especificar os testes adequados e determinar os resultados apropriados para esses testes. Esta estratégia de designação de papéis também pode ser usada para separar responsabilidades se algum membro da equipe de teste tiver experiência mínima em automatização de testes e, em virtude disso, apresentar dificuldade para desempenhar os papéis Testador e Designer de Teste.
  • Designe um membro da equipe para desempenhar os papéis Analista de Teste e Gerente de Testes. Esta estratégia é uma outra opção para equipes de teste de pequeno a médio porte. Atente para que as minúcias do papel Analista de Teste não afetem de modo adverso as responsabilidades do papel Gerente de Testes. Para minimizar esse risco, atribua tarefas de Analista de Teste menos críticas a uma pessoa que desempenhe esses dois papéis, deixando as tarefas mais importantes para os membros da equipe que não possuem nenhuma responsabilidade direta de gerenciamento.
  • Designe um ou mais membros da equipe para desempenhar os papéis Analista de Teste e Especificador de Requisitos. Esta estratégia é uma outra opção para equipes de teste de pequeno a médio porte e geralmente é utilizada quando existem especialistas do domínio disponíveis para desempenhar ambos os papéis. Tenha cuidado para destinar o esforço apropriado ao atendimento dos dois papéis.

Observe também que os requisitos de habilidades específicas variam de acordo com o tipo de teste a ser realizado. Por exemplo, as habilidades necessárias para analisar corretamente os requisitos de teste de carga do sistema são diferentes daquelas necessárias para analisar os requisitos de teste funcional do sistema.

Fonte: wthreex

Hierarquia do Time de Teste de Software

1. Gerente de Teste de Software: O Gerente de Teste de Software tem como função primordial a iniciação do projeto de teste a ser realizado no produto a ser testado. Suas qualificações e competências se assemelham a um gerente de projetos típico: elaborar o plano do projeto de teste, aquisição de novos recursos, orçamento, riscos, prazos, elaboração de relatórios, limitações do escopo do projeto de teste e outras atividades gerenciais como constante comunicação com sua equipe, controle e monitoração das atividades, geração de métricas para alimentar indicadores, etc.

2. Líder de Teste de Software: É o profissional responsável pela condução dos testes e pela equipe de testes. Geralmente é um profissional com alto grau de conhecimento em ciclos de vida de testes, automação de testes, ambientes de testes. O Líder de Testes ajuda o gerente de Testes a elaborar 3 relatórios básicos para o acompanhamento do Projeto: Relatório de Status, Relatório de Progresso e Relatório de Desempenho.

3. Arquiteto de Teste de Software: É o profissional responsável por montar e garantir o correto funcionamento da infra-estrutura e ambientes de teste. É também a pessoa que cuida da instalação das ferramentas e que garante o correto funcionamento das mesmas.

4. Analista de Teste de Software: É o profissional responsável por traduzir os requisitos do sistema em modelagens, cenários e casos de teste. Os defeitos encontrados por este profissional são encaminhados à equipe de desenvolvimento e o mesmo deve garantir que os mesmos foram corrigidos através do Teste de Confirmação.

Os cargos, funções e qualificações mostrados acima podem se diferentes em muitas empresas. Este é um resumo do que é mais usual no mercado de teste no Brasil.

Fonte: testexpert

Nenhum comentário:

Postar um comentário