segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Controle de mudança com JIRA


Controle de mudança é uma das atividades base do Gerenciamento de Configuração. É ela quem vai nos fornecer formas de assegurar que qualquer mudança realizada em um projeto seja controlada. É através deste controle que teremos a visibilidade de cada mudança efetuada no software, qual foi o motivo que gerou a mudança, quem executou, etc. Existem diversas ferramentas que fazem o controle de mudança e um exemplo delas é o JIRA.

O JIRA é uma aplicação J2EE para acompanhamento e gestão de problemas. Além do acompanhamento e gestão de problemas, ele pode ser utilizado para gestão de projetos e tarefas. A ferramenta possui um sistema de plugins que possibilita desenvolvedores codificarem variadas funcionalidades. Um bom exemplo de plugin é o GreenHopper, que após adicionado ao JIRA, possibilita o usuário a gerenciar projetos ágeis. Todo o seu layout pode ser facilmente modificado. Possui integração com LDAP e outras ferramentas como SVN e CVS. A ferramenta utiliza o termo "ISSUE" , que pode representar diferentes tipos como bug, ticket helpdesk, tarefa, etc. Isto vai de acordo com a necessidade da empresa que a utiliza.

Por default o JIRA possui 4 tipos de ISSUE:
  • Bug - Problemas que afetam o produto.
  • Improvement - Uma melhoria ou aperfeiçoamento de um recurso existente.
  • New Feature - Nova funcionalidade.
  • Task - Tarefa que precisa ser feita.
Cada ISSUE terá uma prioridade que indicará a sua relativa importância. Por default são elas:
  • Blocker - Prioridade alta, pois impede o funcionamento da aplicação.
  • Critical - Requer atenção, pois indica falhas, perda de dados, etc.
  • Major - Indica que tem um significativo impacto na aplicação.
  • Minor - Indica que tem um baixo impacto na aplicação.
  • Trivial - Baixa prioridade.
Além da prioridade, cada ISSUE terá um status que representa onde a mesma está no ciclo de vida de um workflow definido:
  • Open
  • In Progress
  • Resolved
  • Reopened
  • Closed
Lembrando que todas as informações acima podem ser modificadas, bem como adicionadas novas opções.

Um outro conceito dentro do JIRA são os projetos. Como foi falado no início, a ferramenta além de realizar o controle de mudanças, pode ser utilizada para gestão de projetos. Um projeto terá uma coleção de ISSUES, que podem ser distribuídas por componentes. O termo componente é utilizado para caracterizar um agrupamento de ISSUES, como por exemplo, em um sistema hospitalar que possuem vários módulos como enfermaria, recepção, etc. Cada problema será reportado para o seu específico módulo dentro do projeto gerenciado. Além dos componentes, cada problema poderá ser reportado para versões específicas dentro do projeto.

Existem 2 formas de instalar o JIRA:
  • JIRA Standalone - Instalação pré-configurada. Utiliza o Apache Tomcat e o HSQLDB. Basicamente executar um arquivo .exe . Em produção é recomendado a alteração do banco de dados.
  • JIRA WAR/EAR - Instalação com configuração totalmente manual. Para os casos em que a empresa já possui um servidor de aplicação e um banco de dados.
O JIRA é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada no mundo Open-Source e por projetos importantes como o Hibernate e o Spring. Vale a pena conferir!

Fonte: itnowadays.blogspot.com

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